quarta-feira, 09 jul 2025|0 comentários
O que é o ALGOWATCH?
O projeto ALGOWATCH, cofinanciado pela União Europeia, tem como objetivo capacitar os cidadãos para responder aos desafios democráticos e combater a desinformação na era digital. Com foco na literacia mediática e em inteligência artificial (IA) para todos.
O projeto foi implementado com a equipa do 9ºB, contando com a colaboração das seguintes disciplinas e respetivos docentes: Inglês, lecionada pela professora Sónia Jacinto; Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), sob a orientação da professora Luísa Rodrigues; e Cidadania e Desenvolvimento, com a professora Romana Andrade.
Fases de Aplicação do Projeto:
O projeto foi estruturado em fases distintas para garantir uma compreensão aprofundada dos conceitos e ferramentas necessárias para navegar no cenário digital:
Conceitos e Ideias: Esta fase inicial explorou conceitos e ideias fundamentais através de um questionário e debate, abordando como os sistemas de recomendação funcionam. É introduzida a definição de algoritmo no contexto das plataformas digitais como ferramentas que selecionam conteúdos baseados na pertinência e preferências do utilizador. Os algoritmos de recomendação personalizam o conteúdo de acordo com as reações, envolvimento e histórico de navegação do utilizador. Esta fase também explorou o aspeto que os sistemas de IA, imitam a forma como os humanos resolvem problemas e analisam dados, sendo os seus resultados difíceis de distinguir de conteúdo criado por humanos. A Lei da IA da União Europeia é apresentada como um mecanismo para garantir que os fornecedores de sistemas de IA respeitam os níveis de risco e cumprem os requisitos obrigatórios, com especial atenção à privacidade dos dados dos utilizadores e aos deepfakes.
Explorar Quizzes: Esta fase focou-se em fake news, desinformação e cidadania digital. As fake news são definidas como informação fabricada que mimetiza conteúdo mediático. A desinformação é caracterizada como uma narrativa comprovadamente falsa ou enganosa, criada para obter vantagens económicas ou enganar o público, podendo ameaçar processos democráticos, saúde, segurança e ambiente. São também abordadas as deepfakes, que são imagens, vídeos ou áudios gerados por IA de eventos que não aconteceram e que são frequentemente indistinguíveis dos reais. O Código de Conduta sobre Desinformação da UE, assinado em 2022, visa impedir anúncios com conteúdo falso, ajudar na transparência de anúncios políticos e limitar a utilização da plataforma por bots e contas falsas. Esta fase incentivou a participação em quizzes interativos sobre temas como alterações climáticas, saúde e bem-estar, democracia e cidadania e relações online.
Videojogo Eunope: A fase final introduziu o videojogo Eunopia, que permitiu aos jogadores praticar a verificação de factos. O objetivo do jogo foi descobrir a verdade por trás de rumores enquanto interage com extraterrestres num mundo aberto. Incentivou a pensar e agir como um verificador de factos, fornecendo uma lista de verificação para identificar notícias falsas, incluindo considerar a fonte, verificar o autor, a data, e consultar especialistas. Concluiu-se com orientações sobre como agir inteligentemente com algoritmos e IA, sublinhando a ética, a verificação de fontes e o pluralismo de sistemas de IA, e lembrando que os algoritmos e a IA são ferramentas criadas para lucros e não possuem emoções ou buscam a verdade. Um questionário final foi incluído para verificar a evolução do conhecimento adquirido.
Visita de estudo ao NewsMuseum - No passado dia 30 de junho, na sequência da aplicação do projeto, à equipa 9B, acompanhada pelas professoras Sónia Jacinto (Inglês), Luísa Rodrigues (TIC), Ana Celeste Silva (Geografia), João Lopes (Físico- Química) e Marisa Ramalhete (animadora sócio-cultural) deslocaram-se ao News Museum. O objetivo desta visita foi permitir aos 13 alunos presentes, partilharem o seu testemunho sobre o projeto e terem a oportunidade de voltar a jogar o Eunopia.
Esta iniciativa representou, sem dúvida, uma mais-valia fundamental na preparação dos jovens para os desafios da era digital.
© 2025 AEFC. Todos os direitos reservados.